Seguro cobre enchente? Dicas para driblar as fortes chuvas de março

Seguro cobre enchente? Dicas para driblar as fortes chuvas de março

Você notou o aumento no volume e na frequência de chuvas em sua cidade? Já dizia a conhecida canção “São as águas de março fechando o verão”. E com as chuvas torrenciais essas águas representam um perigo aos motoristas devido aos riscos de alagamentos e até mesmo deslizamentos. Mas afinal, seguro cobre enchente? Confira o que vamos falar sobre isso e fique de olho nas dicas para não sair no prejuízo.

 

Seguro cobre enchente

A maior partes dos brasileiros opta pelo seguro compreensívo. Essa modalidade de seguro é classificada como a mais completa e cobre alguns tipos de incidentes de origem natural. Nesses eventos se enquadram ventos fortes, chuva de granizo, queda de objetos no carro, deslizamento de terra, incêndio e enchentes.

No entanto não são todos os casos em que um seguro cobre enchente. Se for provado que não houve exatamente um desastre natural, o seguro pode não cobrir o sinistro.

Isso porque o condutor do veículo não pode expor-se conscientemente em situações de risco. Isso é, avançar sobre área alagada.

O que é diferente do carro está estacionado e a região sofrer alagamento ou a invasão da água em garagem, por exemplo.

 

Outras exclusões

Além de situações em que houver negligência do motorista, há exclusão de cobertura em outros casos.

É importante ficar atento que nem todas as seguradoras cobrem danos por água salgada. Essa cobertura existe, mas é preciso checar se ela pode ser contratada.

Assim, com a opção para a água salgada pode existir a cobertura por alagamento, respeitando algumas condições. Dessa forma, se o motorista, trafega na areia ou próximo demais do mar não há cobertura.

 

Dicas para driblar as fortes chuvas

 

  1. Desligue o ar condicionado

A desligar o ar condicionado e outros dispositivos, você evita que a água entre no motor do carro.

 

  1. Ande em marcha reduzida

Para prosseguir, é importante notar se os níveis de água caracterizam perigo ao motorista e ao veículo (água acima dos pneus). Ao perceber que ainda há uma margem de segurança, conduza para um local seguro em marcha reduzida em em velocidade constante.

 

  1. Certifique-se que seu seguro cobre enchente

Se você mora em zonas litorâneas ou em áreas consideradas de risco, é importante incluir essa cobertura em sua apólice. Além disso, não rebaixe o veículo. Isso o torna mais propenso a sofrer danos.

 

  1. O bom e velho amigo Rádio

É muito bom escutar suas músicas favoritas, mas melhor ainda é se livrar dos riscos de enchente. Por isso, ao notar sinais de chuva fique atento às noticias em seu veículo. Mas jamais use o celular enquanto dirige.

Assim, a melhor opção para se manter informado no trânsito é através de estações de rádio.

 

  1. Procure uma corretora transparente

 

Com esse tipo de cobertura mais delicado e que não é comum em pacotes básicos de seguro, é importante falar com profissionais transparentes.

Não feche seguro auto sem ter certeza sobre as coberturas na apólice. Procure sempre um corretor de confiança capacitado para mostrar todas as opções de seguradoras e seguros.

 

Para saber qual opção de seguro cobre enchente, fale com nossos corretores.

Venha para a Ouro Verde!

SHARE

Leave a reply